Património Natural

No concelho de Sesimbra existem vários vestígios da presença de dinossáurios, quer sobre a forma de Somatofósseis (isto é, de restos corpóreos, integrantes do animal) ou de Icnofósseis (vestígios de actividade vital, como moldes de patas, caudas, pistas de deslocação etc. …), que são um património a não perder. Como por exemplo as pistas de Lagosteiros, Pedra da Mua, Praia do Cavalo, Ribeira do Cavalo, Pedreira do Avelino.
Estes famosos Carnívoros e Herbívoros, designados desde 1841 por Richard Owen, como Dinossáurios, viveram no Concelho de Sesimbra, quando ele ainda era uma vasta zona pantanosa de águas baixas, pouco movimentadas e possivelmente quentes, circundado por uma floresta luxuriante onde proliferavam diversas espécies vegetais e animais. Não haveria Tejo, nem Sado, nem as serras de Sintra e da Arrábida se teriam ainda formado.

Uma viagem no tempo... Atravessando a fronteira temporal, tentaremos desvendar os segredos ocultos nas rochas, recriando a sua evolução,.desde 150 milhões de anos atrás até à actualidade é a nossa sugestão, Bastará "clicar" nos respectivos links, para visitarmos os locais onde outrora vagueavam os dinossáurios, vislumbrando os vestígios que nos deixaram, descodificando esses dados imaginaremos os colossos da época.