Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

A geologia da Cordilheira da Arrábida, é constituída principalmente por rochas sedimentares calcárias, dolomíticas e margosas.  É nesta paisagem cársica da Bacia Lusitaniana, que graças á drenagem subterrânea de águas gaso-carbónicas, a movimentos tectónicos e a situações de abrasão marinho, que ao longo de milénios o seu endocarso evoluiu e formou mais de uma centenas de cavidades, conhecidas actualmente, grande parte graças ao esforço e dedicação dos espeleólogos do NECA do CEAE-LPN e outros.

Vou tentar descrever minimamente desde o Cabo Espichel ao Outão, 63 dessas grutas e lapas, agrupadas pela região onde se encontram, umas com inegável beleza espeleológica e outras com extraordinária importância arqueológica. Para as visitar seleccione a região respectiva no menu superior e no lateral, a gruta ou lapa pretendida.


KULLBERG, M. C., KULLBERG, J. C. & TERRINHA, P. (2000) - Tectónica da Cadeia da Arrábida. In Tectónica das regiões de Sintra e Arrábida, Mem. Geociências, Museu Nac. Hist. Nat. Univ. Lisboa, nº 2, 35-84.