Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Cavidade Cársica situada na Serra da Azóia, GPS (m=108942 ; p=162769) no Vale das Lapas, na encosta escarpada, de frente para a Lapa da Janela 1, integrando um conjunto de cinco cavidades que estão na origem do micro topónimo “Vale das Lapas” , conhecidas pelos pastores locais, que as têm usado como abrigo, foi identificada pelo NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul em 1998. 

Em 1999 foram realizadas prospecções arqueológicas por Rosário Fernandes e Leonor Rocha no âmbito do PNTA/99 – Investigação Arqueológica do Concelho de Sesimbra e mais tarde, no decurso do levantamento para a nova Carta Arqueológica de Sesimbra.

" Nas vertentes e linha de água do referido vale, foram recolhidos diversos fragmentos de cerâmica manual, atribuíveis aos finais da Idade do Bronze, sendo de admitir algum grau de presença proto-histórica nas restantes cavidades, que não apresentaram artefactos de superfície directores para as cronologias em causa."  (R. Soares, 2012)



Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: geocaching.com/GC1B5EX ; fotoarchaeology.blogspot.pt 

Bibliografia: O Tempo do Risco - Carta Arqueológica de Sesimbra, 2009; A Arrábida no Bronze Final – a Paisagem e o Homem - Ricardo Soares, 2012