Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

A Lapa do Serrão situa-se na serra da Arrábida numa elevação, perto de uma "marmita" formada pela acção química da água, junto ao maior vale da serra, cuja área vai desde as pedreiras da Sécil até a zona dos Picheleiros, denominado Valongo. Pensa-se que a gruta tenha sido usada desde a pré-história até á actualidade, dadas as particulares condições de abrigo que oferece. 

Do ponto de vista espeleológico, trata-se de uma pequena cavidade que se desenvolve nas formações sedimentares do Jurássico. Apresenta uma sala horizontal com cerca de 5 metros de comprimento e uma altura máxima de cerca de 4 metros, a entrada contém um pormenor invulgar, uma abertura superior em forma de chaminé.

Em 2013 foi visitada pelos espeleólogos da CAS - Carta Arqueológica de Setúbal, que fizeram o respectivo levantamento topográfico.

Possível interesse arqueológico, uma vez que já foram recolhidos pelas equipas da CAS alguns fragmentos de sílex. Além de estar inserida na área do povoado do Valongo onde têm sido recolhidos fragmentos de cerâmica manual e outros artefactos e da proximidade do Abrigo do Valongo, pequena cavidade aberta na encosta também apresentando cerâmica manual e da proximidade da Gruta do Valongo onde se recolheu cerâmica de roda e restos osteológicos de animais.


Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: sesimbrasubterranea.blogspot.pt/ ; geocaching.com/geocache/GC31JDB 

Bibliografia: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - Agosto de 2013 - Vídeo realizado no âmbito da CAS- Carta Arqueológica de Setúbal; A Arrábida no Bronze Final – a Paisagem e o Homem - R. Soares, 2012; VI Encuentro de Arqueologia del Suroeste Peninsular. Povoamento da Pré-História recente na Arrábida - L. Rocha e R. Fernandes, 2012; fotoarchaeology.blogspot.pt/2011