A Lapa das Pombas ou Fojo das Pombas é uma cavidade fóssil com cerca de 4 metros de largura, situa-se no promontório do Cabo Espichel, em plena falésia, a cerca de 30 metros da base, sendo desde há muito conhecida pelas populações locais que a avistavam a partir do Santuário.
Esta lapa é na realidade a sala de entrada para a gruta da Garganta do Cabo, a comunicação é feita através de uma abertura com cerca de 5 por 8 metros, a sua formação decorreu por actividade de abrasão marinho, de quando o cabo Espichel esteve submerso por um mar pouco profundo, há muitos milhões de anos atrás. São visíveis os restos de areia de uma praia primitiva e de dunas consolidadas, de quando o nível do mar começou a baixar, bem como alguns grandes blocos de forma arredonda provenientes de rios mais a norte.
Publicado no YouTube
Dentro da Lapa das Pombas, deparamos com um buraco vertical, que nos permite observar, bem lá no fundo, cerca de 50 metros, o mar revolto entrando e saindo por uma furna (entrada inferior da Gruta Garganta do Cabo) existente numa grande sala, a que se pode ter acesso descendo por rappel 35 metros, trata-se da primeira grande sala da gruta Garganta do Cabo.
Publicado em Sapo Vídeos
Texto: Orlando Pinto, 2014
Origem das fotografias: Geologia no Verão - As grutas que escondem as águas subterrâneas da Serra da Arrábida; fugas.publico.pt ; osnossostrilhos.blogspot.pt;
Bibliografia: espelaion.blogspot.pt; Revista Forum Ambiente, dezembro/Janeiro 2002