A Lapa de Alpertuche situa-se na serra da Arrábida em Alpertuche, não havendo referências à data ou a quem a descobriu, mas pensa-se ser desde há muito tempo do conhecimento das populações locais. Chegou a possuir uma imagem de S. Lourenço junto á entrada.
Do ponto de vista espeleológico é uma cavidade que se desenvolve nas formações sedimentares de biocalcarenitos do Miocénico, resultante de fenómenos de abrasão marinho e cársicos numa junta de estratificação. A progressão é feita na horizontal com um desnível de +3 metros, apresentando duas salas, com uma área total aproximada de 297 metros quadrados. O seu comprimento é de cerca de 35 metros e a altura máxima de 2,5 metros. Em 2012 foi visitada pelos espéleologos da CAS - Carta Arqueológica de Setúbal, que fizeram o respectivo levantamento topográfico.
Será espectável que venha a apresentar vestígios arqueológicos dada a proximidade da lapa de Stª Margarida e da gruta da Figueira Brava, ambas com vestígios de ocupação humana.
Texto: Orlando Pinto, 2014
Origem das fotografias: sesimbrasubterranea.blogspot.pt ;
Bibliografia: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - 2013 - Vídeo realizado no âmbito da Carta Arqueológica de Setúbal, sesimbrasubterranea.blogspot.pt