Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Cavidade cársica, descoberta em Janeiro de 1997, pelo NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul , situada na Serra da Cella no maciço da Arrábida. 

Do ponto de vista espeleológico, trata-se de uma cavidade com uma área de 70m², na cota dos 71 metros, de génese tectónica que terá originado as diáclases e a fallha geológica onde a gruta se desenvolve, evoluindo em profundidade com um desnível de -31 metros, nas rochas formadas por Biocalcarenitos Cenozóicos do Miocénico de há cerca de 15 Ma (M. T. Antunes, 1991).

Relativamente ao sítio onde a gruta se encontra existe uma descrição de Inácio Marques da Costa, datada de 1907, referente a um achado de Paul Choffat feito numa das suas várias prospecções na Arrábida:

"... no cume da serra da Cella, no sopé da qual fica o forte da Arrábida, próximo do Portinho do mesmo nome, encontrou o distincto geólogo, o Sr. Paul Choffat, alguns pedaços de louça de barro muito grosseiro e mal escolhido como aquelle de que era feito a louça pre-histórica. Percorri o cume da dita serra e na sua parte mais oriental, sobranceira ao forte da Arrabida, dei com uma pequena chã fortificada naturalmente pelas camadas de rocha, que ahi se levantam a prumo como a servirem de muralha. Nesta chã, apesar de não mandar fazer sondagens, encontrei pelo solo muitos dos fragmentos de louça acima referidos" (Costa, 1907, p. 210)

Recentemente foi revisitada pela equipa de espeleólogos da CAS - Carta Arqueológica de Setúbal, que executou o respectivo levantamento topográfico.

Dada a proximidade do povoado é espectável o seu interesse arqueológico, tendo em conta os materiais já recolhidos no projecto C.A.S.

"...os materiais de superfície, agora identificados, remeteram antes para cronologias do Bronze Final – predominância de formas fechadas, de perfil em S e ausência de indústria lítica" (Soares, 2009).

Além de que já foram identificadas duas novas cavidades cársicas, uma delas, de formação tectónica, encontrou-se aparentemente vazia de conteúdo arqueológico; a outra, de aparente hidrogénese, apresentou-se obstruída por um cone de dejecção, repleto de materiais arqueológicos

Estatuto de protecção: Parque Natural da Arrábida e Rede Natura 2000.

Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - Agosto de 2013 - Vídeo realizado no âmbito da CAS- Carta Arqueológica de Setúbal ; fotoarchaeology.blogspot.pt 

Bibliografia: Património Cavernícola da Arrábida Oriental - Agosto de 2013 - Vídeo realizado no âmbito da CAS- Carta Arqueológica de Setúbal; A Arrábida no Bronze Final – a Paisagem e o Homem - R. Soares, 2012; Relatório de Seminário – Povoados Calcolíticos da Região da Arrábida – Soares, 2009; sesimbrasubterranea.blogspot