Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Cavidade cársica situada na serra da Arrábida, coordenadas m=127178, p=169977, junto á estrada EN- 379-1 na cota dos 349 metros na zona do Valongo. Não existem referências escritas sobre a sua descoberta, provavelmente terá sido identificada quando das obras de abertura da estrada em meados do século XX.

Do ponto de vista espeleológico, trata-se de uma cavidade que se desenvolve nas formações sedimentares do Jurássico. Apresenta uma entrada com cerca de 2 x 1 metros a que se segue um poço vertical com cerca de 5 metros, evoluindo em profundidade.

Possível interesse arqueológico tendo em conta que em 2011 foi feita uma prospecção por L. Rocha e R. Fernandes, onde foram recolhidos 2 fragmentos de cerâmica de roda e restos osteológicos de animais, além de que se encontra na área de influência dos povoados do Valongo e da Murteira.

Texto: Orlando Pinto, 2014



Origem das fotografias: Povoamento da Pré-História Recente na Arrábida: Novos Dados - L. Rocha e R. Fernandes

Bibliografia: VI Encuentro de Arqueologia del Suroeste Peninsular . Povoamento da Pré-História recente na Arrábida - L. Rocha e R. Fernandes, 2012; A Arrábida no Bronze Final – a Paisagem e o Homem - R. Soares, 2012; fotoarchaeology.blogspot.pt/2011