Cavidade Cársica situada no Cabo Espichel, na baía dos lagosteiros nas proximidades das pegadas dos dinossáurios. Desenvolve-se em calcários do Cretácico (130-120 milhões de anos).
Nesta área, nas arribas situadas a Norte do Cabo Espichel, foram detectadas, por H.Breuil e G. Zbyzsewski, 1945, e já referenciadas anteriormente por C. Ribeiro em 1871, entre a praia dos Lagosteiros e a Boca do Chapim, numa cascaheira proveniente de praia Tirreniana a 30 - 45 m de altitude, indústria lítica paleolítica:
" ... raros coups-de-poing, núcleos, lascas, instrumentos diversos de quartzo e de quartzito e calhaus truncados de estilo lusitaniano do Abbevilense, Acheulense, Tayacense, Mustierense e Languedocense" (G. Zbyzsewski, O.da Veiga Ferreira, 1965).
Em 2002, data do término das primeiras investigações do Centro Português de Geo-História e Pré-História, sob a responsabilidade do Dr. Silvério Figueiredo estavam identificados quase o triplo dos achados e sítios arqueológicos na zona do Cabo Espichel (Figueiredo e Carvalho, 2007).
Texto: Orlando Pinto, 2014
Origem das fotografias: geocache/GC2DK66_lagosteiros
Bibliografia: Carta Geológica de Portugal Notícia explicativa da Folha 36-B, Serviços Geológicos de Portugal, 1965; A pré-história do Espichel : subsídios para uma carta arqueológica do Cabo Espichel. Lisboa: Edições Cosmos - S. Figueiredo e J. Carvalho, 2007