Minerais e Espeleoformas

    Património Natural

Sumidouro do Ralo, esta cavidade cársica situa-se maciço Ocidental da Arrábida, na Serra dos Pinheirinhos, na cota dos 125 metros, desenvolve-se em terrenos Calcários do Jurássico Médio - J²p, com 180-160 milhões de anos, (Manuppella et al, 1999). Um pouco acima da gruta da Utopia do lado esquerdo do caminho descendente, em frente de uma zona afectada por um abatimento tectónico. 

Sendo visível a camada de aluvião que cobre o terreno e na entrada a rocha calcária com zonas preenchidas por terra rossa, proveniente da dissolução da rocha carbonatada. Este será uma das fontes de alimentação durante a época das chuvas do lençol freático que percorre o endocarso da região, dissolvendo e modelando as rochas carbonatadas ao longo do seu percurso. E de certo uma das origens das águas subterrâneas que mantêm viva e continuam a esculpir a gruta da Utopia.

Texto: Orlando Pinto, 2015


Origem das fotografias:  Orlando 2015 

Bibliografia: KULLBERG, M. C., KULLBERG, J. C. & TERRINHA, P. (2000) - Tectónica da Cadeia da Arrábida. In Tectónica das regiões de Sintra e Arrábida, Mem. Geociências, Museu Nac. Hist. Nat. Univ. Lisboa, nº 2, 35-84